sábado, 3 de dezembro de 2011

VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA


O  VIII  PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA significa a continuidade de um  projeto criado e implementado em 1988, pela Professora Dr.a Elza Nadai, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE USP, SP). 

O primeiro evento foi marcado pelo encontro de professores de  história de todos os níveis de ensino e por debates, críticas, revisões curriculares na área do ensino de História e  das trocas de experiências entre a Universidade e as escolas de  educação básica.   

Em 06 de novembro de 2009, a Plenária do VII Perspectivas do Ensino de História, realizado  na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, MG), aprovou a proposta de realização do VIII Encontro Nacional na Universidade Estadual de Campinas. O VIII Encontro dará continuidade à trajetória construída nas edições anteriores promovidas pela USP, UFPR, UFOP, UERJ, UFRN, UFU.  

O tema escolhido para esta edição,  “ENSINO DE HISTÓRIA: MEMÓRIA, SENSIBILIDADES E PRODUÇÃO DE SABERES”, representa um desdobramento das temáticas anteriormente já desenvolvidas. 

Temos a preocupação, neste evento, de dar continuidade às ações que desenvolvemos em todos os níveis de ensino e também aprofundar as nossas relações com os países ibero-americanos. Desta forma, buscamos articular às problemáticas do Ensino de História em âmbito nacional e internacional, remetendo-nos aos processos formativos, à história, às políticas, aos  saberes e às práticas de ensino e à pesquisa e aprendizagem em História.

Assim sendo, justificamos a realização de mais uma edição do “Perspectivas do Ensino de História”  com a finalidade de propiciar o permanente diálogo entre os profissionais da área de História, do Ensino de História e da Educação. Buscamos  estimular  reflexões, produção e difusão de novos conhecimentos. Esperamos que o evento  seja, de fato,  um espaço de trocas, de formação, de cidadania entre sujeitos que vivem a educação em todas as suas dimensões e que buscam  diálogos entre os seus companheiros ibero-americanos.  

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário: