sábado, 28 de abril de 2012

Dia 27 de abril... você sabe realmente o que Leopoldina está comemorando?

Ontem, dia 27 de abril, feriado municipal, Leopoldina para comemorar seu aniversário. Mas o Leopoldinense realmente sabe o que está comemorando?


Quando se fala do aniversário de Leopoldina, muitas pessoas imaginam como sendo o aniversário da cidade. Na verdade, comemoramos a criação do Município de Leopoldina, desmembrado de Mar de Espanha, e a elevação do Arraial do Feijão Cru à categoria de Vila, com a denominação de São Sebastião do Feijão Cru, pela Lei provincial nº 666, em 1854. A vila passa a ser sede do distrito, instalado em 20 de janeiro de 1855.  

É apenas em 1861 que a vila é elevada à condição de cidade com a denominação de Leopoldina, pela Lei provincial   de nº 1116, de 16 de outubro daquele ano. Então, afirmar que é o aniversário da cidade é simplificar e esvaziar o significado desta data. O mais interessante é que o brasão da prefeitura nos ensina isso. Nele temos da data de criação do município e da cidade.
Eu mesma me confundi algumas vezes com estes dados, até porque eu me foco muito mais no século XX. Mas ao fazer uma apresentação para alunos do Ensino Fundamental I, nesta quinta, 26 de abril de 2012, para alunos do Colégio Imaculada, este detalhe chamou a minha atenção e veio-me este questionamento.

É preciso atualizar constantemente os dados  históricos que possuímos, pois eles estarão sempre necessitando de serem revistos. Eu e a professora Lucilene Nunes fizemos em 2007 uma cartilha para os alunos do Fundamental I das escolas municipais. Ela traz muitos dados, mas muitos deles precisam ser revisados. 


Há uma  lei municipal que exige o ensino da História Local, mas é preciso criar material didático para que os professores possam trabalhar melhor o tema (os livros são estão esgotados e precisando, como eu comentei, de serem revisados e ampliados). Por outro lado é preciso investir na formação do professor. Não adianta o material e não se orienta o professor de como usá-lo.

A culpa é de quem? Acho em boa parte ela é nossa pois não insistimos nisso e acabamos deixando para depois e o depois não chega nunca. Mas é uma falha que pode e deve ser reparada. Quem sabe não terminamos 2012 com um novo livro sobre a história de Leopoldina para que no ano que de 2013 possamos explorar esta data em toda a sua potencialidade?

Nenhum comentário: