sábado, 29 de dezembro de 2012

SIMPÓSIO TEMÁTICO SOBRE HISTÓRIA E QUADRINHOS APROVADO PARA O SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DE 2013



ST:  História e Quadrinhos: Pesquisa e Ensino em História e as Interações com a Nona Arte

Coordenadores: GÊISA FERNANDES D´OLIVEIRA (Doutor(a) - Observatório de Histórias em Quadrinhos/USP)


Resumo: Visando dar continuidade ao trabalho realizado no XXVI Simpósio Nacional de História, o ST História e Quadrinhos se propõe a discutir os limites da representação histórica e a construção de narrativas históricas e ficcionais nas Histórias em Quadrinhos (HQs). 

A proposta compreende os seguintes subtemas:
  • Tudo é História (em quadrinhos)?: registro histórico e ficção;
  • Documentação em quadrinhos: HQs, fidelidade histórica e memória;
  • Teoria e metodologia para o uso das HQs como fonte primária em História; 
  • História, HQs e Estudos Culturais;
  • A nova História (em quadrinhos): HQs e práticas sociais;
  • HQs e o ensino de História: propostas, usos, experiências; 
  • Os donos da História: o papel das HQs na história das mídias; 
  • História das histórias em quadrinhos: novas abordagens;
  • “Quem conta um quadro...”: HQs e os novos recursos didáticos para o ensino de História
Justificativa: As Histórias em Quadrinhos são um bom exemplo da influência das linguagens na formação de saberes históricos. Estes, por sua vez, se dispersam em programas de cultura (SCHMIDT, 2000) diversos que muitas vezes reforçam a separação entre saberes dominantes e saberes periféricos, discursos competentes e linguagens desqualificadas.

Os saberes dominados (FOUCAULT, 2004) podem ser definidos como: 1) conteúdos históricos que passam despercebidos em coerências funcionais ou em sistematizações formais e 2) série de saberes, previamente “desqualificados como não competentes ou insuficientemente elaborados: saberes ingênuos, hierarquicamente inferiores, saberes abaixo do nível requerido de conhecimento ou de cientificidade.” (FOUCAULT, 2004, p.170)

A expansão e diferenciação dos suportes trazem, por sua vez, novos problemas ao ensino e à pesquisa em História. O uso de Histórias em Quadrinhos em livros didáticos, ou como fonte primária em dissertações ou teses são exemplos das mudanças ocorridas no discurso científico.

Os objetos de análise histórica mudaram, bem como a relação que se pode estabelecer com eles, a ponto de podermos encará-los, se assim o desejarmos, ora com o distanciamento indispensável à crítica, ora com a aproximação necessária para a fruição. 

A boa acolhida ao Simpósio Temático em sua primeira edição gerou frutos, como a formação de novas parcerias entre pesquisadores, provando a necessidade de espaços de discussão e reflexão sobre o tema. A inclusão das Histórias em Quadrinhos como documentação válida para o entendimento de questões pertinentes à pesquisa e ao ensino de História renova o diálogo entre linguagens e disciplinas acadêmicas, para proveito de ambas.


XXVII Simpósio Nacional de História ocorrerá de 22 a 26 de julho de 2013 na UFRN, em Natal - RN. Mais informações, clicando aqui!

Nenhum comentário: