segunda-feira, 9 de junho de 2014

Organizando minhas postagens no blog: algumas considerações


O fim de semana fazendo algo que eu devia já ter feito desde o dia que inaugurei este blog: arquivando minhas postagens. Pois é, eu ia postando diretamente no blogger sem a preocupação em ter um arquivo separado de tudo que eu escrevi nesses sete anos. Ontem resolvi dar um jeito nisso. Dei também fui "jeito nas costas" por conta dessa maratona auto-imposta. Mas valeu a pena porque eu aprendi muito sobre meu blog e sobre meus leitores.

Para começar  devo esclarecer que foram um total de 671 postagens e eu olhei uma por uma. Claro, tinha muita coisa que não era autoral, como anúncios de eventos. Também havia posts que eram basicamente de material de estudo para meus alunos, como slides e registro de atividades por meio de fotografias e outras coisas desse tipo. O que eu realmente arquivei foram textos originais resultantes de reflexões e de pequenas pesquisas que eu tenho feito durante esses anos.

Esses textos perfizeram um total de 90, cada um com uma média de duas páginas. Destacaram-se pela quantidade os textos que se referem a matérias voltadas à  Educação, em seu todo, à História Local, mas isso já era esperado. Mas algumas coisas me chamaram a atenção e até me surpreenderam.

A primeira delas foi a quantidade de visitas que algumas postagens receberam e que, imagino, deveram continuar recebendo. Tudo que envolve material de trabalho e conteúdo escolar foi muito cotado. Os slides com matérias sobre história estão basicamente todos na casa dos milhares de visitantes, em contraste com algumas outras postagens (principalmente de eventos) que não chegam a poucas dezenas. Tudo que se refere ao ensino de história também recebeu uma considerável atenção.

Agora, alguns números foram surpreendentes. Por exemplo, eu tenho três postagens de uma Cartilha que eu uso para trabalhar com alunos do sexto ano noturno. A publicação original, datada de 29 de março de 2008 estava com com 20.927 visitações e 21 comentários postados. A revisão desse material que eu postei em 01 de fevereiro de 2011 chegou a 28.348 visitantes e teve 61 comentários! Eu realmente não fazia ideia. Quero dizer, eu lia e aceitava os comentários, recebo com frequência pedidos para envio o material, mas nunca tinha parado para olhar o volume de visitas.

Uma outra postagem, um relato simples de atividade sobre pré-história tinha até sábado passado 21.706. São casos extremos, mas que falam muito do público que frequenta o meu blog, dos meus leitores. definitivamente, professores de história e, pelos comentários que eu reli, agora em conjunto, a maioria em início de carreira. Outra coisa que eu pude notar, também, e que postagens mais antigas estão desconfiguradas, principalmente aquelas onde eu ainda postava "álbuns" de fotos. Esses, já eram. Explicaram-me que em 2010 os blogger fez algumas mudança e isso mexeu na configuração de algumas postagens e que alguns recursos foram retirados. Fazer o que? O que deu para corrigir, eu corrigi, mas acho que algumas postagens vão ter que ser excluídas por conta disso.

A partir de agora quero ver se direciono meus textos para aquilo que as pessoas querem realmente ler. Menos postagens, mas com mais qualidade. Vou também colocar mais experiências de ensino e dicas no blog. Enfim, missão cumprida! Ufa!

Nenhum comentário: