terça-feira, 4 de novembro de 2014

LEI VITALINO DUARTE: UM NOVO OLHAR SOBRE A CULTURA EM LEOPOLDINA

Leopoldina fez muito avanços nos últimos anos, no que diz respeito à Cultura. Mas uma de suas maiores conquistas foi a aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Vitalino Duarte, que institui o Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Essa é uma demanda antigas de vários setores da sociedade civil, envolvidos na promoção da cultura local. 

A Lei Vitalino Duarte é ainda uma justa homenagem a essa figura folclórica de Leopoldina, o Mestre Vitalino, sempre presente nos carnavais leopoldinenses com a sua mulinha. É também o reconhecimento de que cultura é um todo abrangente que abarca desde as atividades eruditas até as mais básicas manifestações populares, que acontecem tanto na cidade quanto na zona rural.

Ela ainda representa a união da sociedade civil em torno de um objetivo. O próprio logo criado para representar a lei, é um exemplo disso. O autor, Cristiano Fófano, é um dos mais presentes apoiadores de atividades culturais do município. Vereadores, promotores culturais, professores, representantes de associações culturais e de bairro. Todos tiveram uma parcela de participação na aprovação da lei.

Mas não para aqui. Não basta ter a legislação, é preciso que ela seja cumprida. Mas acho que isso não será um problema, pois não me lembro de termos tido grupos dão dedicados e engajados como os da atualidade. Leopoldina caminha a passos largo para um desenvolvimento cultural que já ofusca municípios vizinhos e que está apenas começando.

Nenhum comentário: