domingo, 31 de maio de 2015

II ENTRE ASPAS - BALANÇO FINAL

Arte de Danielle Barros

Nos dias 28, 29 e 30 de maio foi realizado o II Entre ASPAS, encontro de pesquisadores em arte sequencial, na cidade de Leopoldina (MG), reunindo 33 pesquisadores de várias partes do Brasil. O encontro foi realizado na Casa de Leitura Lya Müller Botelho, sede oficial da Associação de Pesquisadores (ASPAS).

Apresentação de propostas de GT pelo Coordenador Geral da ASPAS, Amaro Braga (UFAL)

Foram 3 dias compartilhando experiências, realizando debates e apresentando resultados de pesquisas, todos de excelente nível, sobre quadrinhos e arte sequencial de forma geral. 
Debate sobre os rumos da pesquisa em quadrinhos no Brasil

Foi aberto, ainda, espaço para que a comunidade pudesse participar, seja através de relatos de trabalhos, oficinas para jovens e minicurso para professores.
Alunos da escola Conhecer apresentam relato sobre a experiência de montar uma gibiteca escolar (dia 28 de maio, durante a abertura do Entre ASPAS).
Minicurso Humor, História em Quarinhos e Memes: alternativas para o professor nos ensino- aprendizagtem de línguas estrangeiras, com as Profª. Drª. Denise Maria Margonari (UNESP) Profª. Esp. Maria Eugenia Savietto (dia 30 de maio)
Oficina de RPG - para o público jovem (dia 30 de maio)
O encontro teve ainda momentos de ludicidade, lançamento de livros técnicos, fanzines e revisas em quadrinhos. 
Lançamento coletivo de livros, fazines e quadrinhos (dia 28 de maio).
Em clima de muita descontração, o Entre ASPAS consolidou o trabalho que vem sendo feito pela ASPAS fundada há dois anos. Inicialmente com 4 membros, a ASPAS hoje possui 55 associados ativos e, em 2015 estreou como editora, especializada em publicações científicas sobre quadrinhos e arte sequencial.
Livros sobre quadrinhos, inclusive lançamentos da ASPAS
De 2007 a 2015 Leopoldina já inaugurou 3 gibitecas escolares e está a caminho de inaugurar sua primeira gibiteca municipal.Acredito que não seja exagero afirmar que  Leopoldina esta a caminho de se tornar um dos mais importantes centros de referência sobre a pesquisa imagética no Brasil. A ASPAS tem colaborado para isso. Desde sua fundação, nossa cidade já sediou 3 encontros de pesquisadores e vem sendo referenciada em várias partes do país. 

Nenhum comentário: