domingo, 22 de novembro de 2015

Lendo uma nova autora de ficção: Jennifer L. Armentrout

Existe aquela velha história de que o professor influencia os alunos, o professor ensina, o professor guia etc. Comigo, curiosamente, acontece o inverso, pelo menos no que diz respeito à minha leitura de lazer. Há uns três anos atrás uma aluna (Barbara Pontes) me indicou um livro para ler. Eu acabei comprando o livro e lendo. Não é que gostei? 

Era um romance da autora Cassandra Clare. Comecei com um livro e hoje acho que já li e comprei todos que ela publicou no Brasil, cheguei até a resenhá-los aqui no blog. Eu já lia livros de fantasia. Comecei com Richelle Mead e depois li Rick Riordan. Este último também foi indicação de um aluno. 

Desde então, eu  passei a prestar mais atenção aos títulos que iam aparecendo nas livrarias. São romances para adolescentes, mas são escritos por adultos e, em geral, eles possuem uma linguagem fluída, um vocabulário legal e, por exemplo, no caso da Cassandra Clare, principalmente na série Peças Infernais, certa dose de erudição.

Já recebi algumas alfinetadas por conta disso. 

- Natania! Você tem dar exemplo, lendo os clássicos.

Mas aí que tá: eu já li os clássicos. Sou leitora ávida desde a infância. Era uma rata de biblioteca. Muito antes de termos acesso a lançamentos de livros pela internet eu lia o que era indicado nos livros de literatura. Já li Machado de Assis, José de Alencar, Aluísio de Azevedo, e muitos outros autores, nacionais e estrangeiros. Agora, estou lendo o que meus alunos leem, trocando informações com eles e até lendo outros clássicos por conta de citações em livros. Por exemplo, para minha lista de leituras de férias (e vão ser muitas) está "Um Conto de Duas Cidades”, de  Charles Dickens.

Esta semana eu comecei a ler, acidentalmente, uma nova série. Estou viciada em séries.  Quando gosto de um personagem quero vê-lo em outras aventuras, em outras situações. Séries satisfazem esta necessidade, embora eu deva reconhecer que, depois de um tempo, as histórias ficam um tanto previsíveis.

Mas enfim, vamos ao ponto. Minha autora do momento é Jennifer L. Armentrout, autora da "Saga Lux", cujo primeiro livro foi lançado no Brasil este ano "Obsidiana".

É o primeiro de cinco livros, mas há outro, um prelúdio, chamado Shadown. Minhas impressões do livro foram boas ,de forma geral. Final de ano uma leitura leve e divertida sempre é bem-vinda. O roteiro tem uns furos, verdade, mas nada que atrapalhe e, de repente, pode ha ver explicação para algumas dúvidas que eu tive no próximo livro. 

Não é um romance sobrenatural, mas com aliens. Lembra um pouco Os legados de Lorien, por causa da temática, mas as semelhanças não são tantas assim. O primeiro livro me agradou. Imagino que a editora vá publicar mais uns dois anos que vem. É uma boa leitura para as férias. Livro para se ler no final do dia, depois de pegar uma praia ou uma piscina.

Depois que li o primeiro livro, procurei resenhas e comentários sobre os demais. Não achei nada negativo, o que me deixou mais incentivada a ler os outros cinco. A autora tem outras séries, mas não verifiquei ainda se foram publicados no Brasil. A editora Valentina eu não conhecia, mas estou interessada em outros livros do catálogo. Fica a dica para as férias.

Nenhum comentário: