quarta-feira, 13 de julho de 2016

LANÇAMENTO: "QUADRINHOS & EDUCAÇÃO" – FANZINES, ESPAÇOS E USOS PEDAGÓGICOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Está sendo lançado durante a II Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos na UNIFES, de Guarulhos (SP), o terceiro volume de Quadrinhos e Educação, série organizada por Amaro Braga e Thiago Modenesi, que traz artigos de vários pesquisadores, muitos deles, inclusive, membros da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) da qual faço parte.

O livro está dividido em três partes. A primeira traz artigos sobre o uso dos fanzines como recurso pedagógico. A segunda parte fala dos quadrinhos e espaços como gibitecas, ressaltando seu uso pedagógico. A parte final traz indicações de como se trabalhar com quadrinhos em sala de aula. Estou participando com um artigo sobre gibitecas, a convite da colega aspiana Dani Marino.

Confira!

PARTE 1: QUADRINHOS, FANZINES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

Os Fanzines como recurso didático no contexto universitário da baixada fluminense: narrativas e representações dos bairros  - Clézio dos Santosár

Os saberes na formação docente: a produção de Fanzines no curso de licenciatura em química - Marcio Roberto da Silva Garcia

Quadrinhos e Fanzines no ensino de ciências e saúde no Brasil: mapeamento e caracterização das publicações e metodologias - Danielle Barros Silva Fortuna/Paulo Roberto Vasconcellos-Silva/ Tania Cremonini de Araújo-Jorge

PARTE 2: QUADRINHOS E SEUS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS

Gibitecas como espaços de formação de leitor e exercício da cidadania - Daniela dos Santos Domingues Marino/Natania Aparecida da Silva Nogueira

Educação nas Histórias em Quadrinhos de super-heróis: a percepção dos leitores - Fábio da Silva Paiva/Thiago Vasconcellos Modenesi

As Histórias em Quadrinhos na educação infantil como ferramenta de aprendizagem - Rosa Alicia Nonone Casella/Thiago Vasconcellos Modenesi

BLOCO 3: QUADRINHOS E SEUS USOS POTENCIAIS NA SALA DE AULA

Avenida Paulista: educação em forma de quadrinhos - Ranieri Lima Dib

Personificação de estereótipos em Hetalia: Axis Powers e o ensino de História Geral no Brasil - Janaina Freitas Silva de Araújo/Amaro Xavier Braga Jr 

O HUMOR DAS TIRAS-EM-QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE SEXUAL - Amaro Xavier Braga Jr/Denise Maria Margonari

Tintin no Congo e a lei 10.639: conflitos e acordos para aplicação em sala de aula - Savio Queiroz Lima

O livro é indicado para professores de todos os níveis e complementa o belo trabalho que vem sendo feito pelos organizadores da coleção nos últimos dois anos, oferecendo aos profissionais do ensino ferramentas para utilizar das mais variadas formas as Histórias em Quadrinhos nas salas de aula.


4 comentários:

stéphano bahia disse...

Sugiro que divulguem HQ brasileira e japonesa (mangá) também.

Natania A S Nogueira disse...

Agradeço a sugestão, Stefano. Eventualmente até divulgamos, mas não é prioridade do blog, que é mais voltado para pesquisa e ensino.

stéphano bahia disse...

mas há HQs e mangás que certamente possuem temas que servem pra pesquisa.

Natania A S Nogueira disse...

Sim, existem, e existem muitos pesquisadores que trabalham com todo tipo de material. Valéria Fernandes, por exemplo, pesquisa mangá. No blog dela vc pode encontrar muita coisa (Shoujo Café) e há outros autores. Eu tenho interesse por determinado tipo de HQ e compartilho o espaço com outras pesquisas. Como eu disse, não é uma prioridade deste blog tratar apenas de pesquisas sobre quadrinhos, embora eu o faça com certa frequência :-)