terça-feira, 15 de novembro de 2016

ACADEMIA JOVEM DE LETRAS E ARTES DE LEOPOLDINA: UM RETRATO DO JOVEM BRASILEIRO

Premiados do Concurso Literário da ALLA - junho/2016
A primeira formação da Academia Jovem de Letras e Artes de Leopoldina tomou posse no dia 25 de agosto de 2016, numa cerimônia realizada no auditório do CEFET - Leopoldina. Ocuparam as sete cadeiras os primeiros colocados do Concurso Literário da Academia Leopoldinense de Letras de 2016. De lá para cá os jovens acadêmicos têm se mostrado os membros mais ativos da ALLA, com reuniões mensais, participando e organizando eventos.

Eles podem ser encontrados todos os meses, aos sábados, no Museu Espaço dos Anjos, onde é realizado um sarau, com música, leitura de contos e declamação de poesias. Eles também organizaram recentemente uma campanha para coleta de livros, a serem entregues a instituições que acolhem jovens e crianças. Este é um retrato da nossa ALLA Jovem, inspirada na Academia Jovem de Letras de Lavras.

É também o retrato de uma nova geração muitas vezes rotulada justamente pela sua falta de sensibilidade cultural. Estes rapazes e moças gostam de funk, mas também ouvem outros tipos de musica. Eles usam celulares freneticamente e tiram selfs, mas também leem e escrevem poesias. Eles têm metas, projetos, são curiosos e inventivos.  Alguns deles já colecionam prêmios e medalhas sem nem ainda terem deixado o Ensino Fundamental. Eles vêm de religiões diferentes e nem por isso são intolerantes.
 
Posse dos Membros da Academia Jovem de Letras da ALLA - Agosto/2016.
O retrato da ALLA Jovem é o retrato de uma significativa parcela dos jovens brasileiros que, incentivados a ler, a participar, a falar o que pensam, estão construindo os alicerces políticos e culturais do nosso país. Não consigo pensar neles e não lembrar também nos jovens que ocupam escolas e defendem a educação pública em todo o Brasil. Não consigo não pensar na forma como temos banalizado a nossa juventude, rotulando-a muitas vezes de vazia e alienada.

Sim, há muitos jovens assim, que vivem num mundo a parte, longe da realidade. Mas creio eu que isso é resultado da falta de oportunidade de conhecer coisas novas, de interagir com outras pessoas e frequentar outros ambientes. Lembro-me de um episodio em que fui com alunos do 7º ano a uma exposição cultural e, por acaso, pegamos o em ensaio de um grupo de musica antiga. Não esqueço a expressão extasiada da maioria deles que nunca tinha ouvido canto gregoriano. Algo novo, que encantou a todos, que levou a perguntas e estimulou a curiosidade.
 
Sarau de Poesias no Museu Espaço dos Anjos (Leopoldina - MG) - Outubro/2016.
Algumas pessoas dizem que a “cultura” é monopolizada pela elite. Eu digo que a elite possivelmente é mais aculturada do que a maioria de nós. Ela possui os meios e acesso, mas nem sempre faz o uso. Ademais, o conceito de cultura é muito mais amplo e transgride o espaço das galerias e dos teatros. Ela está nas rodas de capoeira, nos grupos de dança formados nas periferias, nos saraus de poesia que ocorrem num pequeno museu do interior de Minas Gerais. A cultura está em todo lugar e ela pode e deve ser apropriada por todos, independentemente da idade, da origem social e econômica.


E esta apropriação da cultura é a cara da ALLA Jovem, que reúne justamente isso: jovens de todas as idades, de origens sociais diversas e com a sua própria carga de experiências que aprendem uns com os outros e que desejam compartilhar o prazer de cada nova descoberta. É o retrato inacabado de uma juventude que emerge em tempos turbulentos e que pode sem, mudar o mundo.

Nenhum comentário: