sábado, 25 de fevereiro de 2017

EM BUSCA DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO


Meu trabalho sobre educação patrimonial foi publicado nos anais da XI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. Segue o resumo. Caso alguém queia ler ou fazer download  dos anais, é só clicar aqui

Em busca do sentimento de pertencimento: a importância da educação patrimonial para as cidades interioranas

Resumo: Desenvolver o sentimento de pertencimento, especialmente nas escolas, é fundamental para que o trabalho de educação patrimonial possa apresentar resultados significativos em uma comunidade. O jovem é o alicerce futuro de uma nação e uma nação começa numa localidade, seja ela urbana ou rural. Por isso, a importância de conhecer para valorizar. Conhecer a história local é uma forma de valorizar o presente encontrando no passado os exemplos que inspirem ações futuras. Quem conhece também cuida, preserva. Partindo desta premissa iremos apresentar possibilidades de se trabalhar educação patrimonial com alunos da educação fundamental a partir de experiências desenvolvidas nos últimos quatro anos no município de Leopoldina (MG). Tais experiências envolvem alunos de escola pública e privada e têm por objetivo desenvolver o sentimento de pertencimento nos jovens estudantes como forma de estimular seu interesse não apenas pela preservação do patrimônio cultural mas, também, pela história local. A educação patrimonial será aqui apresentada como uma formação para a cidadania e de promover o desenvolvimento local. 

Palavras-chave: Memória, patrimônio, educação.

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