domingo, 28 de maio de 2017

BALANÇO DO III ENTRE ASPAS

Foto dos Associados
Tivemos entre os dias 25 e 27 de maio o nosso III Entre ASPAS, encontro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), sediada em Leopoldina (MG). Para quem não conhece, a ASPAS reúne pesquisadores focados na temática dos quadrinhos. Ou seja, profissionais que fazem pesquisas, sobre Histórias em Quadrinhos. 

Auditório do Centro Cultural Mauro Almeida, onde foram realizadas as principais apresentações. 

A ASPAS surgiu em 2013 e está completando quatro anos de existência. Ainda estamos nos consolidando como associação. Nestes quatro anos aprendemos com erros e acertos a buscar as melhores alternativas para divulgação de pesquisas sobre quadrinhos. Atualmente contamos com associados de todo o Brasil e de países como França, Suécia e Estados Unidos.

Cátia Ana Baldoíno em oficina no Colégio Imaculada.
O III Entre ASPAS foi realizado este ano em dois espaços: A Casa de Leitura Lya Muller Botelho e no Centro Cultural Mauro Almeida. Durante o III Entre ASPAS, além dos momentos tipicamente acadêmicos (apresentação de painéis e de comunicações), tivemos ainda oficinas voltadas para a comunidade. 

Das oficinas, voltadas para o uso e a criação de quadrinhos, participaram alunos e professores de Leopoldina. Tivemos, também, uma apresentação especial da quadrinista e pesquisadora Catia Ana Baldoino, no Colégio Imaculada Conceição, para alunos do sexto ano.

Oficina de Roteiro com Hamilton Kabuna
Nossa programação cultural, como sempre, envolveu música e dança. Começamos no dia 25 de maio, com uma magnífica apresentação do grupo de música Antique, com um repertório que vai da música clássica à musica popular. No dia 26 de maio tivemos a apresentação do Grupo de Balé do Estúdio R, com a peça "Esmeralda". No mesmo dia realizamos nosso já tradicional lançamento de livros, quadrinhos e fanzines.

Lançamento de livros e fanzines.
O encontro foi encerrado com uma vídeo conferência com a quadrinista Laure Garancher, co-fundadora da The Ink Link Association,  que reúne criadores e profissionais de diversas áreas em prol da produção e divulgação de quadrinhos educativos. Em, claro, a nossa Assembleia, com a presença de vários associados, que elegeu a próxima diretoria, do biênio 2017/2019.

Vídeo Conferência de encerramento com Laure Garancher
Já estamos planejando nosso próximo encontro, para 2018, o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (FNPAS), cuja a sede e as datas serão divulgadas em breve. Todos os associados  estão dispostos a contribuir para que cada encontro seja importante, tanto em termos de participação quanto em termos da qualidade da produção de nossos associados. A  ASPAS tem, portanto,  um saldo positivo, mas ainda há muito o que pode e deve ser feito.

Para saber mais sobre a ASPAS escreva para aspascontato@gmail.com

Nenhum comentário: