sábado, 14 de outubro de 2017

NO DIA DO PROFESSOR, SÓ RESTA AGRADECER

Não tem como eu encontrar uma imagem onde eu possa representar todos os meus alunos e ex-alunos, então eu escolhi uma imagem que representa a educação para mim. Ela tem cara de menina sapeca, ela está repleta de diversidade, ela é o casamento perfeito entre a ciência e o lúdico, ela é a simplicidade de viver cada dia como se ele fosse o último das nossas vidas.

O dia do professor deste ano será o dia em que farei apenas agradecimentos. O que eu preciso agradecer? Acredito que quase tudo. Depois de 25 anos de magistério eu cheguei à conclusão que ser professora e ser humana é contar sempre com a presença do outro na nossa vida. Nossos alunos, nossos colegas de trabalho, os amigos que fazemos durante a vida, dentro e fora da escola e, até, os nossos desafetos.

Por incontáveis vezes, nestes 25 anos de docência, uma frase dita em sala de aula por um aluno me inspirou a montar uma aula, a criar uma atividade, a escrever um artigo ou mesmo organizar um livro. Palavras são poderosas, saber usá-las faz diferença na hora de se comunicar com o outro. 

Então, neste dia do professor vou começar a agradecer pelas palavras que me foram ditas e que me motivaram a ser melhor e mais criativa. Agradeço aos "musos" e "musas" que , mesmo sem querer e sem saber, me inspiraram e fizeram de mim uma profissional melhor.

Ao poder das palavras, acrescento o poder dos gestos silenciosos. Aquele sorriso caloroso e aquele abraço carinhoso quando eu entro numa sala de aula ou no corredor da escola. Aquele gesto de carinho que um aluno ou um colega faz ao perceber que eu preciso de conforto. O levantar da cadeira para pegar uma caneta que rola no chão, o auxilio espontâneo que recebo quando estou carregada de material e mal posso ver por onde estou andando. 

Agradeço por aquela vez em que eu caí no meio da rua e meus alunos correram para me levantar (depois eles riram, mas eu ri também). Agradeço por notarem os pequenos detalhes na minha conduta, como o fato de eu fechar os olhos quando começo a contar uma história, tirar os óculos  e esquecerem onde os coloquei, por me avisarem quando eu esqueço a minha ficha escolar ou se oferecerem para me pegar um café ou uma água quando percebem que estou cansada. Por fim, por encontrar comigo na rua depois de muitos anos e dizer que eu fui a melhor professora que já teve.

Se ser professora hoje, ainda mais de história,  é muito difícil. Mas eu acredito que vale a pena por causa de todas essas pequenas coisas que eu listei acima e muita mais. Num mundo tão carente de amor, que presente maior uma professora pode ter, todos os dias e não apenas no dia dos professores, do que o carinhos dos seus alunos?

Então, feliz dia do Professor, para todos os professores cujos corações se aquecem quando percebem como seus alunos fazem a diferença na sua vida e você na vida deles.

Nenhum comentário: