domingo, 5 de novembro de 2017

AS PUBLICAÇÕES DA ASPAS E A DIVULGAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE HQS NO BRASIL

A Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), surgiu como uma ideia em 2012, durante o I Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial que ocorreu em Leopoldina (MG), no CEFET. No ano seguinte, a ASPAS tornou-se uma realidade, reunindo pesquisadores de todo o Brasil. Começamos com 20 participantes e, atualmente, somos 62 membros atuantes, sendo que entre eles há pesquisadores de outros países, como Canadá, Suécia, Estados Unidos e França.

A partir de 2015 a ASPAS começou a publicar livros com textos dos seus associados e associadas. Alguns, dossiês temáticos, como o que trata sobre Religiosidades nas Histórias em Quadrinhos outros voltados para as Histórias em Quadrinhos e a Educação. O selo da ASPAS também estampa 6 publicações organizadas por associados. Em dois anos tivemos 5 publicações da ASPAS, sendo que algumas delas estão disponíveis para download gratuito no site da associação (clique aqui).


O livro mais recente foi "A Arte dos Quadrinhos", organizado por Edgar Franco e Catia Ana Baldoíno, com artigos escritos a partir de apresentações realizadas no III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, realizado em 2016 na UFG. Para 2018 já estão programadas mais duas publicações.

Com essas ações, a ASPAS busca divulgar as pesquisas na área, criar uma rede de apoio entre pesquisadores, com suporte bibliográfico e de fontes, a fim fazer circular um conhecimento produzido a partir de rígidos critérios metodológicos.

Nenhum comentário: